quarta-feira, 18 de março de 2009

20 CONSELHOS de HARVARD


As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual.

1 - Um copo de sumo de laranja diariamente para aumentar o ferro e repôr a vitamina C.

2 - Salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

3 - Trocar o pão tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.

4 - Mastigar os vegetais por mais tempo. Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos libertados no corpo. Mastigar liberta sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm..

5 - Adotar a regra dos 80%: servir-se de menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

6 - O futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de cancro do pulmão.

7- Fazer refeições coloridas como o arco-íris. Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

8 - Comer pizza, mas escolha as de massa fininha. O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

9 - Limpar a sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes por semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10 - Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos.

11 - Usar fio dental e não mastigar pastilhas elásticas. Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam pastilhas elásticas, têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos à sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam os dentes e o corpo.

12 - Rir. Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o stress e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

13 - Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e
descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o cancro.

14 - Ligar para os seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com os seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem tensão alta, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

15 - Desfrutar de uma chávena de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e
beber só uma chávena diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelitas também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16 - Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de stress e
visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. As mascotes fazem você sentir-se optimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourados pode causar um bom resultado.

17- Colocar tomate ou verdura frescas nas sanduíches. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

18 - Reorganizar a frigorífico. As verduras em qualquer lugar no seu frigorífico perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o cancro que todos os vegetais têm. Por isso é melhor usar a área reservada a eles, aquela caixa que fica no fundo.

19 - Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais
são nutrientes e antioxidantes. E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20 - E, por último, um misto de pequenas dicas para prolongar a vida:

- Comer chocolate. Duas barras por semana prolongam a vida por mais um ano. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio. 

- Pensar positivamente. Pessoas optimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas,
que apanham gripes e resfriados mais facilmente.

- Ser sociável. Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos, têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- Conhecer-se a si mesmo. Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter' têm 35% de probabilidades de viver mais tempo.

Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...

É exactamente o que diz uma certa frase de Séneca:

'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!


Sem comentários: