sábado, 24 de janeiro de 2009

Orgulho de ser Portista

Caros amigos, adeptos do S.L.B. e S.C.P.,

 

A minha ideia ao enviar este mail, não é transmitir-vos a ideia de que os vossos clubes são pequenos em comparação com o GRANDIOSO F.C.P.... mas apenas (e só) a tentativa de vos demonstrar o porquê do orgulho de ser Dragão.

 

Dirão que metade foi "roubado"... e que outra metade foi sorte... mas eu vi jogar: Cubillas, Pavão, Custódio Pinto, Seninho, Duda, Frasco, Zé Beto, Fernando Gomes, João Pinto, Mlynarczyk, Augusto Inácio, André, Jaime Magalhães, Madjer, Futre, Juary, Branco, Geraldão, Fernando Couto, Domingos, Paulinho Santos,  Rui Barros, Domingos, Kostadinov, Drulovic, Aloísio, Capucho, Sérgio Conceição, Jardel, Jorge Costa, Deco, Jorge Andrade, Vítor Baía, Alenichev, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Costinha, Maniche, Derlei, McCarthy, Pedro Emanuel, Bosingwa, Diego, Anderson, Pepe, Quaresma, Lucho González, Lisandro Lopez e outros. Como eles eram, e continuam a ser, magistralmente superiores !!

 

É no campo que se ganham os jogos e o FC Porto de Pedroto, de Robson, de Oliveira, de Carlos Alberto Silva ou de Mourinho foram (ao longo dos últimos 30 anos) prestando homenagens aos portugueses, através de verdadeiros recitais de futebol.

 

Agora deixo-vos um verdadeiro legado histórico e inconfundível... e pensem, no pesadelo dos próximos 30 anos... !!!

Ah... é verdade, mantenham a compostura e tenham fair play na leitura.

 

Segundo o "Worldwide Historical Clubs Ranking", o Futebol Clube do Porto é considerado o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 20º maior do Mundo.

 

O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais, o 3º da Península Ibérica, o 9º da Europa e o 16º do Mundo.

 

O FC Porto é o clube português com maior número de títulos, contando actualmente 265 títulos oficiais.

 

O FC Porto é o clube europeu com mais títulos no século XXI. Entre campeonatos, taças, supertaças e troféus internacionais, os portistas solidificaram uma hegemonia que não encontra rival à altura nos 25 países mais cotados da UEFA. O FC Porto soma 14 títulos só no século XXI, Bayern de Munique e Liverpool com 10 cada um são os mais próximos.

 

O FC Porto é o clube português com maior número de títulos no Futebol, contando actualmente 110 títulos oficiais (2 Taças Intercontinentais / Mundiais de Clubes; 2 Taças / Liga dos Campeões Europeus; 1 Taça UEFA; 1 Supertaça Europeia; 22 Campeonatos Nacionais de Séniores; 17 Taças de Portugal; 15 Supertaças de Portugal; 19 Campeonatos Nacionais de Juniores; 17 Campeonatos Nacionais de Juvenis; 12 Campeonatos Nacionais de Iniciados; 2 Campeonatos Nacionais de Infantis) contra

107 do Benfica e 76 do Sporting .

 

O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais (6), tem mesmo mais que todos os outros clubes portugueses juntos.

 

O FC Porto é o único clube pentacampeão nacional.

 

O FC Porto conseguiu, até hoje, fazer a "Dobradinha" por 5 ocasiões. Campeão Nacional e Vencedor da Taça na mesma época.

 

O FC Porto já fez o pleno nacional ou seja, fez a "Tripla" por 3 vezes. Campeão Nacional, Vencedor da Taça e Vencedor da Supertaça Nacional, na mesma época.

 

O FC Porto é o clube português com mais participações na Liga dos Campeões com o formato actual falhando apenas na época 1994-95, e na época 2002-03, quando venceu a Taça UEFA.

 

O FC Porto tem um dos melhores registos mundiais de invencibilidade nas competições internacionais, em casa, 29 jogos (1974/75 até 1987/88).

 

O FC Porto é o único clube português que conseguiu vencer na mesma temporada o campeonato, a Taça de Portugal e a competição Europeia em que esteve envolvido (em 2003).

 

O FC Porto é o clube português com mais botas de ouro conquistadas (3).

 

O FC Porto contém nos seus quadros futebolísticos, uma das maiores referências da história do futebol português e particularmente do FC Porto, Vítor Baía. Actualmente, Baía é o jogador com mais títulos da história do futebol mundial, com 32. Atrás aparecem Pelé e Rijkaard com 25 cada um.

 

O FC Porto tem, segundo o seu último relatorio e contas, 83.669 sócios pagantes.

 

O FC Porto é o único clube português que faz parte do Grupo G-14, o grupo dos clubes mais poderosos da Europa.

 

Segundo o Ranking Histórico Mundial de Clubes, o FC Porto é considerado, em termos de currículo, o maior clube português, o 10º maior da Europa e o 17º maior do Mundo.

 

Tendo em conta um estudo realizado em 2004 pela FutureBrand, uma empresa americana especializada em consultoria de marcas, o FC Porto é a marca mais valiosa do futebol português. O estudo apresenta as 30 marcas mais cotadas do futebol europeu e Portugal conta apenas com um representante, o FC Porto.

 

O FC Porto é, segundo o "World Clubs Ranking" do site Rink-Hockey.net, o maior clube português e o 4º maior do Mundo de hóquei em patins.

 

O FC Porto é o clube português que junta maior número de títulos no andebol, hóquei em patins, bilhar e natação; em ciclismo, é o que já venceu mais Voltas a Portugal (23 somando individuais e colectivas).

 

Tendo em conta apenas os designados "3 Grandes", o FC Porto é o clube português que já conquistou mais títulos no hóquei em campo e no voleibol.

 

O FC Porto, em duas edições da Liga Nacional de futebol de praia, sagrou-se campeão em 2005 e classificou-se em 3ºlugar em 2006.



Sem comentários: